terça-feira, 14 de julho de 2015

Vagem com Gergelim e Shoyu

Vagem com Gergelim e Shoyu



Ingredientes:

450 g de vagens
2 colheres (chá) de óleo de amendoim ou outro óleo vegetal
1 colher (chá) de alho picado
1/2 colher (chá) de gengibre fresco ralado
1/4 de colher (chá) de pimenta vermelha em flocos
1 xícara de pimentão vermelho cortado em tiras
1 colher (sopa) de sementes de gergelim torradas

Para o molho:
1/4 de xícara de shoyu (molho de soja)
2 colheres (sopa) de melado de cana
2 colheres (sopa) de vinagre de arroz
1 colher (sopa) de amido de milho dissolvida em 1 colher (sopa) de água fria

Modo de Preparo:

Leve uma panela grande com água para ferver e prepare uma grande tigela com água gelada. Coloque as vagens na água fervente e cozinhe, mexendo ocasionalmente, por 2-4 minutos. Retire as vagens com uma escumadeira e mergulhe-as na água gelada. Retire as vagens da água gelada depois de alguns minutos, quando estiverem frias. Corte-as na diagonal, em pedaços do tamanho da mordida.

Prepare o molho: aqueça uma frigideira pequena em fogo médio-alto por alguns minutos. Despeje o molho de soja (vai chiar bastante). Misture o melado, o vinagre e o amido dissolvido e mexa (a mistura deve engrossar rapidamente, provavelmente em menos de um minuto). Retire do fogo e reserve.

Aqueça o óleo de amendoim em uma frigideira grande em fogo médio-alto. Adicione as vagens e o pimentão e mexa para revesti-los com o óleo. Acrescente o alho, o gengibre e a pimenta em flocos. Refogue por mais um minuto ou dois. Junte o molho, misture e cozinhe apenas até aquecer. Retire do fogo, coloque em uma travessa e polvilhe com as sementes de gergelim torradas.

Dica - Para torrar as sementes de gergelim, aqueça uma frigideira pequena seca em fogo médio-alto. Acrescente as sementes de gergelim e agite a panela de vez em quando para evitar que as sementes queimem. Elas estarão no ponto quando estiverem douradas e exalarem um aroma de noz (cerca de 5 minutos).


Fonte e Créditos : 

Nenhum comentário:

Postar um comentário